segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Sobre fé

Eu não sou do tipo que fala de Jesus Cristo aos quatro ventos e nem que vai à igreja todos os domingos. Mas eu tenho fé. Creio que existe alguém lá em cima sim e acredito que tudo que ele faça seja bom, mesmo que no início pareça ser ruim. Uma vez até li algo sobre isso em um dos livros que eu pegava pra passar o tempo livre em uma papelaria que trabalhei quando tinha 16 anos. Não me lembro do nome e muito menos o autor, mas me recordo que era uma obra com vários contos e um deles era sobre um rei que tinha por um dos seus súditos uma grande confiança.

A distração do rei era caçar. Em uma dessas caçadas, ao atirar em uma onça, o tiro saiu pela culatra e o rei perdeu um dedo. O súdito, em sua inocência, disse à majestade que não se preocupasse, pois tudo que Deus faz é bom. Imediatamente, o rei se revoltou contra ele, que não se comoveu diante de seu sofrimento, e mandou que prendesse o súdito no calabouço.

Alguns dias depois, o rei organizou outra caçada e seguiu com seus súditos, menos o grande amigo, que estava preso. Dessa vez o grupo se encontrou com canibais na floresta, que mataram todos os caçadores, menos o rei, por não ter um dedo. Ao voltar para o castelo, o rei ordenou que soltassem o seu súdito e, para ele, disse: “Me perdoe, você tinha razão. Tudo que Deus faz é bom, pois se eu não tivesse perdido o dedo aquela vez, eu estaria morto agora.” Com a mesma sabedoria de sempre, o súdito respondeu ao rei: “Não tenho que te perdoar, pois tudo que Deus faz é bom! Se eu não estivesse preso, teria ido à caçada e seria morto pelos canibais.”

Essa leitura só fez com que eu tivesse mais uma justificativa para continuar acreditando que tudo que Deus faz é bom. Não gosto da forma com que as igrejas manipulam seus frequentadores. Eu não acredito que as pessoas precisem ser santas, desistir de coisas que gostam ou abdicar de certos prazeres para conquistar algo divino. Só acredito que as pessoas devam ter bom coração, fazer o bem ao próximo, ser gentis, ajudar pessoas e animais. Acho verdadeiramente que isso basta.

Sei que muitas vezes é difícil acreditar que coisas ruins aconteçam para que outras boas venham, mas a fé já me ajudou a superar muitas situações complicadas. Mesmo que outras coisas boas não tenham vindo em seguida, valeu pelo aprendizado alcançado. Só acho que a gente precisa acreditar, porque muitas vezes, é a única coisa que nos resta para seguir em frente.


2 comentários:

  1. Muito bom e verdadeiro!!! E é isso mesmo, é preciso acreditar mesmo no que não se pode ver, e crer que atrás do invisível existe um lugar e algo bem melhor pra todos!!!

    ResponderExcluir
  2. Amo seus Pontos de vistas, e Me identifico..♥️

    ResponderExcluir