terça-feira, 8 de outubro de 2013

Você dá seta ou dá o cu?

Desculpem-me pelos palavrões, mas se alguma palavra desse texto lhes ofender, a culpa é do trânsito de Goiânia. Esse labirinto do inferno pelo qual preciso passar todos os dias. Depois de anos sofrendo nesses engarrafamentos, cheguei à conclusão de que os motoristas goianienses se dividem em dois grupos: os que não sabem usar a seta e os que não respeitam a seta.

Eu vi um meme na internet com a frase: "Gente, seta não é igual cu não, vocês podem dar a vontade" e concordei. Não custa nada mover levemente aquela alavanca que fica grudada no volante. Vai com fé, não precisa ter medo. Não dá LER. Qual a dificuldade em dar seta antes de pegar outra faixa ou sair do estacionamento? A mão vai cair? Tá na hora de começar a utilizar essa incrível invenção que ajuda a gente a saber pra onde vocês vão. Pois, infelizmente, eu ainda não tenho uma bola de cristal que me indique onde e quando você vai virar.

Eu tô cansada, sabe? Cansada de dar seta na rua pra passar pra outra faixa e ninguém me dar passagem. Cansada de dar seta, abanar a mão, colocar o braço, a cabeça pra fora e sorrir pedindo pra vocês me darem passagem, enquanto vocês aceleraram ao máximo para que eu não consiga mudar de faixa, seus veados. Que coração ruim é esse de vocês? 

Acho que já tá na hora do Detran incluir um teste de gentileza pra ter CNH. Outro comportamento que me deixa bastante irritada são aqueles espertinhos que criam uma terceira mão no engarrafamento e quando dá de cara com um carro estacionado, fica pedindo passagem pra quem tá há horas parado ali. Parem! O acostamento não é de uso e fruto de vocês, apressadinhos. Que vergonha! Se preciso, saiam de casa mais cedo, mas parem de fazer feiura no trânsito.

E os motoqueiros selvagens? Que me perdoem os prudentes, mas como motociclistas, vocês são ótimos costureiros. Dá pra parar de me deixar desesperada? Vocês surgem do nada com aquele barulhão, quase arranca o retrovisor dos carros e entra na nossa frente o tempo todo como se fossem um câncer se espalhando nas vísceras da cidade. Sem contar que um bateu na minha traseira, comigo parada no sinal fechado, e fugiu.

Os condutores de ônibus nem se fala. Campeões mundiais em fechar carros nas rotatórias. Vocês não se lembram da regrinha do Detran não? Não! Não é a dos carros são como as lanchas. Os maiores cuidam dos menores.  Qual a dificuldade de seguir as regras básicas de trânsito vocês tem? Todos sabem que nossa infraestrutura já não é das melhores, então, vamos colaborar com o coleguinha. Já basta os sinaleiros que param de funcionar com qualquer mijada de cachorro no poste as chuvas.

Lembram daquela campanha da Rádio Interativa? Gentileza gera gente folgada gentileza! Vamos ser mais gentis, pessoal. Coloca mais amor no coração e avisa a moça do lado que a porta dela tá aberta. Dê passagem pra pessoa que dá seta. Parem na faixa de pedestre, mesmo que só tenha uma pessoa esperando. Pare de parar cinco metros antes do sinal, só porque tem uma sombra. Use filtro solar! E, pelo amor de Deus, parem de usar a buzina com tanta frequência. Se conseguirem fazer isso, tenho certeza que seremos pessoas mais felizes na ida para o trabalho e na volta para casa. E você, o que te irrita no trânsito de Goiânia?



2 comentários:

  1. Todo mundo passa por isso. Acredito que todo mundo tem uma história pra contar sobre o assunto. Odeio os que criam a terceira pista... os que vão pelo acostamento, nem sempre tem minha permissão para retornar à fila. Mas pior são os que vão na contra-mão... ameaçam bater de frente com quem vem e ainda arrisca sobrar pra gente... Tá f@#%da dirigir em Goiânia!

    ResponderExcluir
  2. Não tem como não concordar, mesmo eu não sendo a motorista fico ouvindo a viagem inteira o marido excomungando tudo isso aí... Muito bom texto, escreva mais ;)

    ResponderExcluir